O carnaval


O carnaval, uma das mais populares festas do mundo, comemorado pela igreja como a época imediatamente anterior à quaresma é também considerado como tempo de folia que precede  a quarta feira de cinzas.
Em São João da Barra é tradição muito antiga, originariamente comemorado como em Portugal numa batalha de água suja e farinha de trigo, onde a principal diversão era atingir as pessoas que passassem pelas ruas do local, hábito muito combatido pelas autoridades coloniais por considerarem um atentado contra a ordem publica.
Com a chegada da Família Real ao Brasil, os costumes foram se europeizando e o costume do entrudo foi sendo substituído por desfiles de ranchos, cordões e blocos de personagens fantasiados e de mascaras, como no carnaval de Veneza, Nice, Paris. Dessa forma foram surgindo diversas agremiações carnavalescas através dos anos como foram : “Os Filhos de Averno”, “Príncipes de Averno”, “ Magnólias”, “Sempre Vivas”, “Marujos”, “Operários”, “Democratas” e por fim “Congos”, “Chinês”. 

Fernando Lobato
Historiador