quarta-feira, 2 de maio de 2012

170 ANIVERSÁRIO DA LOJA MAÇONICA FIDELIDADE E VIRTUDE


Quiséramos nós, contar com muitos dados para festejarmos esta efeméride sanjoanense com o fulgor que se faz mister, afinal não são muitas instituições que ombreiam esta longevidade maçônica, malgrado o bafejo de Clio, dadivosa filha de Júpiter, haver nos inspirado o caminho para tal pesquisa, não logramos os sucessos necessários ao bom desempenho da missão recebida.
Intimados que fomos para a busca da identidade dos componentes do Quadro das LLuz... e Offic... para o ano de 1896, envidamos todos os esforços para fornecer a maior quantidade de informações a respeito das preclaras figuras do insigne rol. Com os bafejos de Clio, apuramos o que se segue:
(01) Venerável Joaquim Antunes Moreira e Souza, Coronel da Guarda Nacional, nascido em S.João da Barra em 1842 e casado nesta cidade em 08 de julho de 1868 com D Domingas Gomes Moreira. Pais de Jose Antunes Moreira casado com Joaquina Ferreira da Silva Maia. Foi Administrador da Mesa de Rendas em 1882. Provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento em 1903, provedor da Santa Casa de Misericórdia em 1885, caixa da Companhia Agrícola Usina Barcelos em 1885 e matriculado como proprietário em 1883.
(02) 1 Vig. Joaquim Thomaz de Aquino, Major da Guarda Nacional, Advogado Provisionado, natural da cidade do Rio de Janeiro filho de Antonio Jose de Aquino e Idalina Eugenia de Moraes e Silva, casou-se em Niterói com D. Carolina Sá, filha de Jose Antonio de Sá e Maria Alexandrina da Costa e Sá. Tiveram os seguintes filhos: Idalina, Joaquim Thomaz, Epaminondas, Pedro, Regina, Gumercindo e Myrthes. Transferido para São João da Barra em principio de 1881, trabalhou no cartório do 1 Ofício do tenente Ricado Leão Belfort Sabino onde foi ajudante e depois escrevente, residia na Rua do Passos 12 onde tinha seu escritório de advocacia. Exerceu a Intendência Municipal (Vereador) em 1890, chegando mais tarde a presidência da Intendência (Prefeito). Exerceu o cargo de Delegado de Policia, foi Presidente do Clube União dos Operários. Faleceu em S.João da Barra em 07 de novembro de 1918. Deixou ilustre descendência na cidade. (informações coletadas do livro “Retrato Antigo Duma Cidade” do escritor Célio Aquino, neto do supra citado).
(03) 2 Vig. Manoel Simões da Silva, nascido em 1867 filho de Deolinda dos Santos Barreto e Joaquim Simões da Silva, casou-se em São João da Barra em 23 de novembro de 1889 com D. Maria das Dores Pavão (D.Cocota) filha de Manoel Joaquim Pavão e Ana Rosa da Câmara Pavão. Pais de Joaquim, Nair, Hilda (Sanã), Lindoca, Alberto. Proprietário da Empresa Funerária foi também Administrador da Funerária da Santa Casa de Misericórdia. Membro da Comissão Fiscal da Companhia de Navegação São João da Barra e Campos. Foi Tesoureiro da Sociedade Beneficente dos Artistas. Presidiu o Clube Democrata, artista plástico de talento foi responsável pela beleza de muitos carnavais desse clube social e carnavalesco.
(04) Orador Jose Henriques da Silva, Tenente Coronel da Guarda Nacional, havendo ingressado nesta em 1892, nascido em 21 de março de 1855 em Passos de Brandão, Portugal, filho de Tereza Alves e Antonio Henriques, casado em São João da Barra em 29 de junho de 1881 com América Brasília de Miranda, filha de Adelaide Nunes Barbosa e Joaquim Pedro de Miranda. Tiveram os filhos Ercília (Senhora Dona), Amanda, Coriolano, Oscar, Luzia (Zizi) e Laura (Lalita). Foi Coletor de Rendas, dono de tipografia, editou diversos jornais na cidade dentre os quais se destacou o “São João da Barra”. Poeta, orador, Presidente da Irmandade do Santíssimo Sacramento por mais de 20 anos. Faleceu em 07 de abril de 1930. (informações coletadas no livro “Zeriques Um Jornalista Político na Província Fluminenses” do escritor e jornalista Carlos AA de Sá, neto do supracitado).
(05) Orador Adj. Aníbal Porto.  Sem informações.
(06) Secretário Antonio Joaquim Maia da Penha, secretário da Santa Casa de Misericórdia em 1910, Tesoureiro da irmandade de São Benedito e de Nossa Senhora da Penha. Procurador da irmandade de N. Senhora do Rosário, Provedor da irmandade do Santíssimo Sacramento e Senhor dos Passos em 1910.
(07) Secretario Adjunto Álvaro Moncorvo de Souza, Capitão da Guarda Nacional, nascido em 1866 filho de Florindo Jose Antonio de Souza e Ana Dias dos Santos Souza, casou-se em São João da Barra em 18 de maio de 1890 com D. Fabiola Emiliana, natural da freguesia de São Cristóvão filha natural de Ana Maria Senra e Narciso Jose Rodrigues Lima. Residente na Rua do Rosário 60/62. Foi Coletor Federal de Rendas, secretário da irmandade de São Benedito em 1903, tesoureiro da Santa Casa de Misericórdia e provedor da irmandade de N. Senhora da Penha em 1910.
(08) Tesoureiro Jose França da Graça, nascido em 1840, filho de João da França e Perpétua de Jesus, casou-se em São João da Barra em 25 de janeiro de 1874 com Maria Caetana da Boa Morte, filha natural de Marcelina Maria do Rosário. Tesoureiro da irmandade de N. Senhora do Rosário em 1910, negociante, faleceu em 15 de novembro de 1916 com extensa geração.
(09) Tesoureiro Adjunto Francisco Jose da Costa Almeida, major da Guarda Nacional. Nascido em 01 de maio de 1861, filho de Joaquim Jose de Almeida e Maria Thereza de Almeida, casou-se em S.João da Barra em 18 de maio de 1890 com Aventina Maria Pereira filha de Joaquim Jose Pereira Guimarães e Maria Pereira Rosa Cardoso, negociante. Faleceu em 13 de dezembro de 1900.
(10) Chanceler Manoel Martins de Castro Guimarães, nascido em 1835 na cidade de Guimarães, Portugal, filho de Antonio Azevedo Varela e Tereza Martins de Castro, casou-se em 28 de dezembro de 1891 com Severina Maria de Castro Guimarães de 36 anos filha de Maria Lopes do Rosário e João Antonio da Silva.
(11) Hosp. Estevão Pedro Machado, natural de Campos dos Goitacazes casado com D. Luiza de Brito Machado. Tiveram os filhos Joaquim de Brito Machado (Caboclo Machado) casado com Zelina Linhares Machado e Ana de Brito Machado, solteira. Avô do prefeito Jose Estevão Machado. Residentes na praça da matriz n. 07. Falecido em 31 de outubro de 1920.
 (12) 1 Exp. João Felisberto de Souza, nascido em 1867 filho de Francisca Barreto da Conceição e Manoel Felisberto de Souza, casou-se em 22 de novembro de 1889 com Carolina Correa de Medeiros de 23 anos filha de Maria Gomes Carneiro de Medeiros e Jose Correa de Medeiros.
(13) 2 Exp. Arthur da Costa Almeida, sem informações.
(14) 3 Exp.  Jose Gomes do Nascimento Pirralho, sem informações.
(15) Mestre de Cerimônias Antonio Elizardo dos Santos, nascido São João da Barra em 1865, filho de Manoel Ferreira dos Santos e Luiza Fernandes do Rosário, casou-se em São João da Barra em 04 de setembro de 1886 com Brasileira Rosa Caetano Lyrio de 19 anos filha de Rosa Caetano da Silva Lírio e Domingos Jose Caetano. Proprietário de comercio de secos e molhados, falecido em 06 de junho de 1915.
(16) Arch. Manoel Flavio da Silva, nascido em 1853 filho natural de Luiza Maria do Espírito Santo, casou-se em 07 de agosto de 1886 com Izabel Correa da Penha de 35 anos, filha de Maria Francisca Correa e Manoel Correa de Andrade.
(17) Port. Est. Luiz Correa de Mello, casado com D. Emilia Maria de Mello, sem geração, suplente do Delegado de Policia em 1883, proprietário de loja comercial de secos. Faleceu em 27 de outubro de 1912.
(18) Port Exp. Antonio Ferreira da Silva. Sota Patrão da Capitania dos Portos.
(19) 2 Diac. Antonio Lyrio Vespucio, tenente da Guarda nacional, vereador em 1914.
(20) Cobr Jose Francisco Rodrigues, sem informações.
Além das informações coletadas acima, encontramos no Almanaque Industrial e Comercial de Eduardo e Henrique Laemmerth de 1905 a seguinte citação:

LOJA CAPITULAR FIDELIDADE E VIRTUDE

 Instalada a 24 de março de 1839, adormecendo anos depois, foi reinstalada em 11 de outubro de 1895 e hoje funciona no sólido e vistoso edifício, de sua propriedade, à rua Dr. Motta Ferraz n. 16 e adaptado com todo esmero para o fim que se destina. Tem a Seguinte Administração:
Venerável – Major Joaquim Thomaz de Aquino
1 Vigilante - Antonio Joaquim Maia da Penha
2 Vigilante – Tenente Miguel dos Santos Lisboa
Orador – Capitão Jose Henriques da Silva
Secretário – Álvaro Moncorvo
Tesoureiro – Capitão Candido Ferreira de Andrade

Nos sentindo devedores, por não concluirmos, como era nosso desejo, a totalidade da pesquisa, nos comprometemos a dar continuidade a tão agradável empreitada, trazendo luz a insigne historia da Maçonaria em São João da Barra.
Na esperança de proporcionar uma agradável leitura aos conterrâneos e visitantes, subscrevemo-nos,                   

          Esse texto foi escrito em 2009 por ocasião do aniversário de fundação da Loja Maçônica Fidelidade e Virtude.

Fernando Antonio Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário