O projeto Câmara Cultural, realizado pela Câmara Municipal de São João da Barra, chega ao fim esta semana com duas atrações que evidenciam o Pontal de Atafona: a exposição de fotos de Antônio Leudo, em cartaz até sexta-feira (10) e o lançamento do livro “Os bares do Pontal”, do escritor Hélvio Santafé, na quinta (9), às 19h. Os eventos estão sendo realizados no plenário, com entrada franca.
Hélvio Santafé reuniu fatos verídicos e pitorescos dos bares e botequins, seus donos, frequentadores, além de curiosidades sobre a praia de Atafona. Um exemplo é o Bar Ponto de Pergunta, de Assis da Cunha.
“Ele morava em São Fidélis e, num passeio de trem, acabou conhecendo e adquirindo um bar no pontal. E colocou esse nome no bar de tanta informação que dava às pessoas”, conta Santafé.
A obra foi lançada em novembro de 2011, no Teatro Trianon, em Campos. Só nessa noite, vendeu 480 exemplares. “A repercussão do meu livro está sendo enorme. Todos os escritores de Campos me acharam ousado por ter lembrado de tantos fatos. Agora, espero que as pessoas daqui prestigiem o meu trabalho; achei maravilhoso a Câmara oferecer este espaço”, observou.
Ex-aluno do Liceu, Santafé fez faculdade de Educação Física e curso técnico de Economia. Também foi cronista esportivo e social em Campos, e técnico de vários esportes. É autor dos livros: Ídolos do nosso esporte, Atafona vento nordeste, Brummel, o Society que vivi. Ostenta medalha do Mérito Tiradentes (Alerj) e Mérito Esportivo e Benta Pereira (Câmara Municipal de Campos).
Fotos – Todas as fotos de Antônio Leudo mostram a destruição causada pelo mar na região do Pontal. “Me apaixonei por Atafona em 1973 quando a conheci, mas era totalmente diferente do que é hoje. Logo depois comecei a ver a destruição e resolvi registrar tudo aquilo, por gostar e para ver onde ia chegar toda a destruição”, lembra.
O fotógrafo nasceu na Paraíba e mudou-se para Campos aos 14 anos. Em 1978, foi trabalhar como motorista do extinto jornal, A Notícia – onde surgiu o interesse pela fotografia. Passou pelos jornais: A Notícia, A Cidade, Folha da Manhã e Monitor Campista. Atualmente, é fotógrafo da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos. Em 2008, foi semifinalista do Prêmio Flávio Damm de Fotografia, promovido pela Fundação Assis Chateaubriand, culminando numa mostra coletiva, em Brasília.
Balanço – O presidente da Casa, Gerson Crispim (Gersinho), ressalta que o projeto chega ao fim, com saldo bastante positivo. “Tivemos uma resposta boa do público, que pôde apreciar um pouco mais da nossa cultura. E pretendemos realizar mais ações como essa, no sentido de valorizar cada vez mais o nosso município”, adiantou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário