quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Suíte Natalina, Bomgosto Centro de Danças

Com intuito de desenvolver a cultura e turismo de São João da Barra, o Cine Teatro São João, mais uma vez, neste fim de semana, abre suas portas à dança. 
Desta vez, a Academia Bomgosto Centro de Danças apresentará um dos espetáculos mais esperados de toda carreira de Ellen Bomgosto.
Nos próximos dias 09, 10 e 11 de dezembro, a partir das 20h30min, a academia irá apresentar o espetáculo “15 anos em suíte Natalina”, com classificação livre e entrada a R$ 7,00.
A apresentação será dividida em duas partes: no primeiro ato, as danças irão abordar o nascimento de Jesus, com Suíte Natalina, onde o Ballet, Jazz e sapateado enfatizarão esta importante lembrança; no segundo momento, a escola será presenteada com coreografias dos amigos, Ivan Utra, Maurício Arêas, Carlos Fontinelli, Liana Bongosto, Dóris Cunha, Sahily Presmanes. Cerca de 20 coreografias serão apresentadas; desta forma, uma cintilante comemoração. 
A escola presenteará a todos espectadores, com a amizade e carinho aliados nessa história de 15 anosTudo começou... Quando pequena, sua mãe a colocou na aula de Ballet, na Academia Dóris Cunha. Na época, sua mãe esperava que a pequena Ellen perdesse a timidez e se soltasse mais; todavia, ninguém imaginava que este primeiro passo seria o gancho que daria início ao belo caminho coreografado pela bailarina.Aos 15 anos, Ellen já havia se formado no Ballet; e com a mesma idade, terminou o Jazz e sapateado.Agora em 2011, a academia Bomgosto Centro de Danças completa quinze anos de existência. “A importância de divulgar a cultura da dança e incentivando a nova geração a praticá-la. Procuro trabalhar a dança com responsabilidade e dedicação, fatores primordiais para o seguimento de um compromisso com a dança”, comenta Ellen.
A dançarina acredita que, para ser uma grande bailarina não bastam apenas títulos; é de grande valia, suar de verdade a camisa e se dedicar. Ellen pratica cerca de 4 horas diariamente; além, é claro, de lecionar dança em sua escola.10:44:46Segundo a própria, ela busca se alimentar corretamente e manter uma dieta baseada em frutas, verduras e carboidratos. Ela reforça dizendo que, atualmente, faz uso do mel, que é uma excelente fonte de energia, além de manter protegida a imunidade. “Tenho a grande sorte de não gostar de doces, besteiras e refrigerantes; mas acho que é uma questão de costume. Sorte minha! Porque bailarina pesada e principalmente sem saúde, não rola”, comenta rindo a bailarina.
Conquistas
Ellen Bomgosto tem como formação a metodologia “Vaganova”, baseada em métodos russos; e no que diz respeito ao Jazz e Sapateado, Ellen é instruída através de método americano. Vale frisar que, Ellen é bailarina sindicalizada pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro; além de ser instruída em Maitre de Ballet Clássico pela Maitre Wanda Garcia.Nino Giovanetti ( Jazz e Sapateado); Roselli Rodrigues (Jazz Dance); Norma úngaro( Dança Flamenco); Dino Correra, Ruth Silk, Thíndaro Silvano, Fernanda Chamma ( Teatre Jazz); Toshie Kobayashi, Boris Storofkov ( Ballet Clássico); Inélia Garcia( Técnica em Pilates para bailarinos), são grandes nomes que enriqueceram de arte e conhecimento a bailarina sanjoanense, através de workshops.Festival de dança em Joinville; Festival de Dança passo de Arte, em Santos (SP); Festival de Dança de Rio das Ostras, onde foi premiada com 1º lugar na Categoria profissional, com a variação “escrava”, foram grandes momentos em que Ellen atuou e se destacou como solista.Neste ano, a bailarina esteve em Madrid, Espanha, onde participou do Congresso Internacional de Dança. O grande encontro tinha como objetivo, abordar o uso da alta tecnologia a favor do bailarino. As palestras eram direcionadas ao desenvolvimento do movimento da dança, onde buscava analisar o corpo e suas trajetórias. “Na época em que aprendi era muito diferente do que se aprende hoje, devido a muitos recursos. A tendência é de melhorar. Sempre busco me aperfeiçoar na dança, devido acompanhamento da evolução de aprendizado”, comenta a sanjoanense.Papéis...Ellen já protagonizou diversos papéis pelo Corpo de Baile e Centro de Artes Madeleine Rosay, onde a Mestra Clélia Serrano dirigia e Sahily Presmanes (Cubana) coreografava. Swalnilda (Coppelia), Cinderela, Kitri (Don Quixote), A Bela Adormecida, Clara (O quebra Nozes), Branca de Neve, foram papéis em que a grande bailarina se realçou.Ivan Utra, Ivan Franco, Hérik Moreira, Maurício Áreas, Urubatan, foram seus partners. Fica nítido, também, o interesse que homens têm pelo ballet. Na arte, muitos ainda desconhecem, mas, homens destacam-se como as mulheres.Projetos...Como foi dito anteriormente, neste ano, a Bomgosto Centro de Danças completa quinze anos; sendo assim, Ellen está preparando um belíssimo espetáculo para o final do ano.Ellen Bomgosto sempre se destacou no município como uma bailarina excepcional. Todos a reconhecem e a admiram. São João da Barra é recheada de grandes talentos. Muitos existem há tempo, outros estão crescendo.Como Ellen, diversos bailarinos se realçam no município.Quem ama dança, faz de simples momentos, sempre grandes conquistas. Porque para quem é bailarino, a música nunca para; quem dança, desenha coreografias com seu corpo por onde passa, a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário