segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA FASE DO PROJETO RESGATE DA MEMÓRIA MUSICAL DE SÃO JOÃO DA BARRA

    Nesta segunda-feira, dia 12 de setembro de 2011, na sede do C. M. C. União dos Operários, foi encerrada oficialmente a primeira fase do Projeto Resgate da Memória Musical de São João da Barra.
    Durante os últimos doze meses foi realizado um grande trabalho de pesquisa musical, triagem, arranjos, recomposições, digitação, pesquisas bibliográficas, preparação de repertório em midi, MP3 e encore e enfim todo um processo de recuperação e digitalização do repertório antigo da Centenária Banda Musical União dos Operários.
    Foram recuperadas quarenta músicas que faziam parte do arquivo musical da banda. Obras que contam com até mais de cem anos de compostas e que contam a verdadeira história da Banda União dos Operários, da música de São João da Barra e porque não dizer, obras que resgatam a cultura do povo sanjoanense.
    Dentre os compositores que fazem parte deste seleto grupo de artistas que terão seus nomes eternizados através da música sanjoanense temos: Waldemiro Ferreira, Eloy Mota, Juca Chagas, Djalma do Carmo, João Ribeiro Cardoso, Ubaldo Sena, Otacílio Baêta, Ramos Baêta, Eugênio Bath e mais recentemente Elza Maria Cajueiro, Ijhonnys Machado e Joel de Sá Rosa. Quase todos foram em algum momento regentes da centenária Banda, portanto conclui-se que quase todas as composições foram ofertadas a referida banda.
    Foi um trabalho árduo e que consumiu inúmeras horas de pesquisa e recompletamentos para que ao final pudesse ser obtido um resultado o mais próximo da inspiração de seus compositores, observando-se que muitas vezes devido a ação do tempo e das condições impróprias como foram armazenadas estas partituras fez-se necessário aos oficineiros do projeto, ouvir antigos músicos como João França, José sena, Antônio Carlos Dias, Luis de Milva, Joel Rosa, Flavio Ferreira e outros, para que se pudesse concluir as novas partituras.
    Em alguns casos, quando as músicas eram muito antigas e desconhecidas de músicos atuais, foi necessário que o arranjador fizesse uma análise de todas as composições do mesmo autor para entender sua linha melódica e harmônica para que então pudesse recompletar os arranjos tentando ao máximo não fugir de suas ideias originais. Infelizmente nem todas as música puderam ser recuperadas completas, ou seja em todos os instrumentos que compõe a grade musical básica estabelecida para o projeto, mas nestes casos foi feito um trabalho de recuperação das partituras existentes.
    Trabalharam nesta primeira fase do projeto, sob a coordenação do maestro Joel de Sá Rosa, além da presidente Fernanda Amaral, os músicos Adjan Menezes, Vinícius Martins, Luciano Azevedo, Viviane Maia, Antônio Carlos Dias, Jhonata Amaral e Viviane Moreira. Colaboraram ainda nas pesquisas Fernando Lobato e Carlos Sá.
    Há de se ressaltar também que os próprios compositores e em alguns casos os seus herdeiros legais autorizaram por escrito ao C. M. C. União dos Operários a realizar este trabalho com estas obras musicais bem como a gravação de um CD.
    Foram meses de muito trabalho e dedicação, mas também de muitas recompensas, principalmente quando recebíamos as visitas de antigos músicos ou de familiares dos compositores que mostravam-se sempre maravilhados com o trabalho que encontravam se realizando.
    Encerrada esta primeira fase, iniciaremos logo em seguida a próxima  que será a dos ensaios, das apresentações e a gravação do primeiro CD da Centenária Banda Musical União dos Operários com obras exclusivamente de autores sanjoanenses para satisfação dos músicos e orgulho de toda a comunidade sanjoanense.
Matéria feita pelo Maestro Joel de Sá Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário