quinta-feira, 13 de outubro de 2011

LUCAS SANTTANA FAZ SHOW NO CORETO MUSICAL EM SÃO JOÃO DA BARRA NESTE DOMINGO


O Projeto Coreto Musical implantado pela secretaria de Turismo Esporte e Lazer de São João da Barra receberá neste domingo, dia 16, às 20h, na Praça São João Batista, Centro, o cantor e compositor Lucas Santtana, que fará sua apresentação através do 4º Circuito das Artes.
            Lucas é o tipo de artista difícil de catalogar, ao mesmo tempo que seus discos e suas composições tem uma ligação com a tradição da Música Popular Brasileira,  elas absorvem influências que vão do afrobeat ao dance hall, passando pelo dub, eletrônica, funk carioca, dentre outras.
            Nascido em Salvador no dia 18 de outubro de 1970, desde pequeno conviveu com vários artistas do cenário nacional, devido aos contatos musicais de seu pai que era produtor de discos e shows e ex-coordenador de produção e diretor artístico da Philips entre 1975 e 1981. Sobrinho do compositor e cantor Tom Zé, foi morar na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro em 1993.
Em 2000 Lucas Santtana iniciou sua carreira solo lançando o cd “Eletro Ben Dodô”, produzido pelo renomado produtor Chico Neves e mixado no estúdio Realworld de Peter Gabriel. O cd recebeu críticas elogiosas no Brasil e em importantes publicações no mundo da música como a Village Voice, Down beat e o Chicago Tribune(E.U.A); Le monde e Vibrations ( França); Latino  e Esquire (Japão) , além de estar incluído na seleta lista dos dez melhores cds independentes do ano de 2000 pelo The New York Times.
Em julho de 2003 Lucas Santtana lançou o seu segundo cd, intitulado Parada de Lucas. O cd é dedicado ao geógrafo Milton Santos. Assim como o primeiro, “Parada de Lucas” recebeu críticas elogiosas dos principais jornais e revistas do Brasil e mais uma vez ganhou matéria no The New york Times.       
Como instrumentista participou dos cd’s de Chico Science e Nação Zumbi, Marisa Monte, Fernanda Abreu, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Já como compositor teve suas músicas gravadas por Marisa Monte, Fernanda Abreu, Arto Lindsay, Adriana Calcanhoto, dentre outros.
          Lucas participou da trilha sonora do filme Deus é Brasileiro de Cacá Diegues e compôs a trilha da peça O Bispo do ator João Miguel ( Cinema ,aspirinas e urubus, Estômago, etc).
           Em 2006 lança o 3º cd “3 sessions in a greenhouse” acompanhado da banda Seleção Natural. Juntamente com o cd, Lucas Santtana transforma seu selo musical Diginóis records em um site-blogue-ponto de encontro:www.diginois.com.br. onde é possível baixar gratuitamente o cd e as faixas abertas do cd para remixar e também enviar esses remixes para o site.
         Em 2 anos e meio na internet o site já recebeu mais de 90.000 visitas e mais de 12.000 downloads  do cd foram feitos. Mesmo com o cd disponibilizado gratuitamente,  as 2.000 cópias do cd se esgotaram em 7 meses.
          Desde o lançamento do cd Lucas Santtana & Seleção Natural fizeram shows no encerramento do Tim Percpan, do Festival Riocenacontemporânea, no Festival Indie Rock no Circo Voador, do Festival M.O.L.A  e no programa “Som Brasil Noel Rosa” na TV Globo, dentre outros.
         
          Em julho de 2008 fez a direção musical de um show em homenagem a Tropicália no Sesc Pompéia com a participação de Tom Zé.
          Em agosto de 2008 fez a trilha Sonora da Exposição que inaugurou o Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
          Em abril de 2009 fez a direção musical do projeto Trilhando com o diretor Bruno Barreto e Gal Costa para o Sesc Pompéia, misturando música e cinema.
          Lançado em julho de 2009, seu 4º disco, intiutlado Sem Nostalgia traz uma releitura moderna do formato voz e violão, um clássico da Música Brasileira. Assim como os 3 primeiros discos, Lucas Santtana continua suas alquimias sonoras tendo a canção como centro, mas sobrepondo  a ela diversas texturas musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário