quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ruínas do trapiche testemunham época de riqueza

Às margens do rio Paraíba do Sul, no centro de São João da Barra, estão as ruínas do trapiche, testemunha de uma época de glória e riqueza, proporcionada pela navegação fluvial, que fez da cidade no passado a porta de entrada para as novidades que chegavam da Europa para o Norte Fluminense.O trapiche, espaço destinado à guarda da carga a ser desembarcada e embarcada nos navios, funcionou de meados do século XIX até o século XX, na década de 30. O depósito armazenava açúcar em grande quantidade, que era transportada pelo mar em navios costeiros, com destino aos portos da Bahia e Paranaguá. O prédio, que foi um dos últimos trapiches a funcionar no antigo cais, pertenceu ao comerciante muito rico no passado, chamado de Manoel Dias Alecrim. Alecrim residia onde hoje funciona o barracão da Escola de Samba Congos. Com a morte de Alecrim, o depósito passou para os cuidados de Constancio Gomes, avô de Delço Araújo, que, posteriormente, vendeu para Josemir Lima.Na década de 80, a Prefeitura adquiriu o prédio com o objetivo de construir um museu ou espaço para exposições.O diretor de Cultura da Prefeitura, Fernando Antonio Lobato, conta que existe um projeto para escavação arqueológica na área, a fim de resgatar peças importantes que poderão ser encontradas no interior do prédio, em seu subsolo. O projeto prevê também a construção de uma estrutura para proteção desses objetos. “É um memorial da navegação que funcionou no antigo cais do Alecrim e existe um anseio popular para a proteção do espaço”, defende Fernando.
 

























Colônia de Férias faz alegria das crianças em São João da Barra

A Colônia de Férias 2012 realizada pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está fazendo a alegria da criançada com a programação pedagógica e esportiva voltada para o entretenimento e lazer, além de proporcionar oportunidade de trabalho aos pais que não têm com quem deixar seus filhos nesse período.O secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, destacou que o principal objetivo da colônia é facilitar a vida dos pais de alunos colocando as crianças num local seguro para que eles possam trabalhar tranquilamente. “Estamos atuando com aproximadamente 1500 funcionários entre professores de 1ª a 4ª série, professores de educação física, recreadores, merendeiras, serventes e pessoal de apoio”, disse.No centro eles funcionam nas escolas Domingos Fernandes da Costa e na creche Marcos Medeiros Valiengo. Na praia de Atafona o projeto é desenvolvido nas escolas Professora Dionélia Gonçalves e Amália Soares e, em Grussaí, na creche Nossa Senhora Aparecida e na Escola Evanir José Gaia.Na zona rural a Colônia de Férias acontece nas comunidades de Cajueiro (Escola João Flávio Batista), Barcelos (Elysio de Magalhães), Quixaba (Manoel Alves Rangel) e Cazumbá (Luiz Délio Mendonça). No Açu recebe o projeto a Escola Chrizanto Henrique.A colônia iniciou dia 09 e se estenderá até 03 de fevereiro, tendo em vista que o retorno às aulas está previsto para 13 do próximo mês. “Funcionamos de segunda a sexta, das 8h às 16h, oferecendo café da manhã, almoço e lanche da tarde, intercalado com atividades esportivas, pedagógicas, artes plásticas, teatro, jogos didáticos, e participação dos Projetos Vivarte, Musical e Xadrez”, finalizou Patrícia Novas, acrescentando que cada pólo é composto por dois coordenadores. 

Festa de Santo Amaro a partir desta quinta em Grussaí

A Paróquia São João Batista, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, realiza a partir desta quinta-feira a tradicional festa de Santo Amaro na praia de Grussaí. A programação se estende até domingo, dia 15, quando a comunidade recebe a cantora católica Celina Borges, às 21h30. Na sexta-feira a atração será o cantor Tony Allysson.
O padre responsável pela Paróquia São João Batista, Gustavo Ribeiro dos Santos, informou que nesta quinta-feira, às 19h30, acontecerá levantamento do mastro dando início aos festejos de Santo Amaro. Às 20h, haverá Santa Missa celebrada pelo padre Francisco de Assis Soares Cravo e cantada pelo Ministério Um Cântico Novo.
Na sexta-feira, às 20h, a missa será celebrada no palco oficial pelo padre Max Barreto da Silva e logo após acontecerá o show católico com o cantor Tony Allysson, que se apresenta pelo Projeto Cristo é Nossa Onda 2012.No sábado, dia 14, a programação será aberta com o Passeio Ciclístico de Santo Amaro. Às 16h, haverá a 3ª Carreata de Santo Amaro, percorrendo as principais ruas da área central de Grussaí e os bairros Telê Santana e Nossa Senhora Aparecida. Às 20h será celebrada missa com primeira comunhão presidida pelo padre Gustavo e cantada por Rita Linhares e Banda. Na parte social haverá show de axé com a banda Upan da Bahia, no palco oficial.
Domingo, 15, dia de Santo Amaro, a comunidade será despertada às 6h, com alvorada festiva. Às 9h, será realizado curso de preparação para batismo e, às 11h, padre Gustavo Ribeiro celebra missa. Às 12h, celebração de batizados.
Às 18h30 de domingo, uma procissão percorrerá as principais ruas de Grussaí. Às 20h, Santa Missa celebrada pelo padre Gustavo Ribeiro e cantada pelo Ministério de Música Catolicanto. Fechando a programação, às 21h30, o esperado show com a cantora Celina Borges que se apresenta pelo Projeto Cristo é Nossa Onda 2012.